Translate

terça-feira, 13 de julho de 2010

Vamos Recomeçar?



Em um relacionamento longo, esta inserido em sua maioria, a dedicação, o fazer de nossa rotina a rotina do outro, construir projetos de vida que inclui a pessoa amada, o compartilhar coisas boas e más de nossas vidas. E por estas implicações o término de tal relacionamento pode ser tão dolorido quanto a morte de alguém muito querido. Podemos viver o mesmo processo que em um luto. No inicio vivenciamos um entorpecimento, interrompido por explosões de raiva, sensações de que estamos sonhando, de que não é real, onde a mente entende, mas o coração não. Surgem o anseio do retorno daquele que se foi, do quem sabe podemos voltar ou pode me ligar e ficaremos bem. O processo é finalizado quando começamos a perceber a realidade do ocorrido, o saber que não há volta, sentimos raiva da pessoa que se foi, sentimos raiva de nós mesmos, nos sentimos deprimidos e só depois que tudo isso passa conseguimos dar continuidade em nossa vida, este processo como o processo do luto são apenas reações esperadas e cada um passara por este termino a sua maneira.

Muitas pessoas mesmo depois de passar por estas fases tem medo e se sentem inseguras em se envolver mais uma vez, em amar de novo.

O poeta Carlos Drumond escreveu sobre o recomeçar, assim separei alguns trechos deste lindo poema para quem sabe aliviar a dor e ajudar este recomeço.


“Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...é renovar as esperanças na vida e o mais importante...é
acreditar em você de novo..............Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...de encontrar prazer nas coisas simples de novo........Recomeçar...hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? ir alto...sonhe alto... queira o melhor do melhor... queira coisas boas para a vida... pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos... se pensamos pequeno...coisas pequenas teremos... E é hoje o dia da faxina mental...joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho de coisas tristes...fotos...peças de roupa, papel de bala...ingressos de cinema, bilhetes de viagens... e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados... jogue tudo fora... mas principalmente...esvazie seu coração... fique pronto para a vida... para um novo amor... Lembre-se somos apaixonáveis...somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes... afinal de contas...Nós somos o Amor"...

Nestes trechos Drumond diz da importância de voltar a acreditar em nós, quando chega ao fim uma relação a tendência é acreditar que fizemos algo errado ou que não fomos bons o suficiente, esquecemos nossas qualidades e esquecemos o mais importante, toda relação é feita de duas pessoas, as duas são responsáveis pela relação, as duas erraram e acertaram, fizeram tudo aquilo que podiam e sabiam. Acreditar de novo em nós implica em nos conhecer como indivíduos únicos, implica em redescobrir o que gostamos e como gostamos, assim como diz o poeta, é descobrir coisas novas, desafios novos. É hora de cuidar de nós, nos mimar, nos dar coisas que sem perceber deixamos de nos dar, redescobrir que pequenos prazeres, como banhos demorados, comer na cama, nos fazem felizes.

É tempo de jogar coisas velhas fora, coisas que já não fazem mais parte desta nova vida, de abrir espaço à novas descobertas, novos objetos, a novos ingressos e a novas roupas.

Quando se termina uma relação, devemos perceber se não estamos exagerando nas auto-cobranças, avaliação do que houve, claro que cada qual tem seu tempo, mas não podemos passar longo períodos nestas analises, pois quanto mais vivemos no passado, menos temos a oportunidade de viver o presente. Em nossa limpeza vale a pena incluir o coração, deixá-lo livre, quem sabe até puro novamente, pronto para vivermos um novo amor, para aprender uma nova forma de amar, assim como diz a poesia, somos capazes de amar muitas vezes.

Não tenham medo, os términos e partidas fazem parte do pacote da vida, e apesar das dores, nos fortalecemos e nos refazemos como seres humanos.

Para terminar deixo para que reflitam uma outra passagem de uma poesia de Drumond.
“Esquivando-nos também do sofrimento, perdemos também a felicidade.”

Beijos a todos, Fiquem bem.