Translate

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Felicidade?

Os caminhos que nos levam à felicidade são individuais e muitas são as vezes que necessitamos nos questionar para alcançá-la. Este artigo tem o objetivo de ajudar aos leitores a se questionar e encontrar a “SUA” felicidade.

O ser feliz esta ligado as referencias que cada individuo possui e do aprendizado de sua vida. Sendo assim: Quais são as coisas que você leva em consideração? Quais são os valores que te guiam na busca da felicidade? O que te trás tranqüilidade e satisfação?

Estas podem ser as primeiras perguntas a se fazer para delinear o caminho da felicidade.
Lembrando sempre que, o que é certo para um, pode não ser para o outro, estas respostas são individuais e não podem ser julgadas, nem por você e nem por outra pessoa.

O ser humano é dinâmico, seus valores, a forma de ver o mundo, suas expectativas e objetivos, com freqüência se modificam, através do amadurecimento e das vivencias.
O que hoje me faz feliz e bem, em outro momento pode vir a perder o sentido. A cada etapa da vida sentimos e temos necessidades e expectativas diferentes.
Nossos planos podem e devem ser modificados, não há necessidade de continuar um plano, se este perde o significado, se já não nos faz bem.

Ser feliz depende de nós, depende de se examinar, de procurar a melhor maneira de viver, não pode estar vinculado a outra pessoa, somos nós quem vivemos as conseqüências das escolhas realizadas. Estas escolhas são feitas de acordo com seus objetivos, seus valores, suas necessidades. Quando estas questões são “supridas”, conhecemos a felicidade. Um sentimento que parece dizer que tudo se encaixa, que tudo esta bem e que estamos plenos.

Quanto mais nos conhecemos, sabendo nossos limites, nossos pontos fortes e fracos, mais sabemos o que nos deixa feliz, mais sabemos até onde ir, o que esperar e o mais importante o que procurar.

A felicidade esta ligada também a auto-estima, quando acreditamos que merecemos, que temos valor e que podemos. Estabelecemos metas, objetivos, enfrentamos as dificuldades com otimismo, acreditamos que estas dificuldades são passageiras, que vem para nos mostrar o que realmente importa. Vamos à procura de satisfazer nossas necessidades, de ser feliz.

Já quando a auto-estima esta rebaixada paralisamos na rotina, sem questionar o que queremos da vida e de nós. Quando nos encontramos assim nos sentimos inadequados, inseguros, com dúvidas, com um sentimento de não ser capaz e desistimos facilmente daquilo que começamos. É importante nestes casos procurar ajuda, especializada ou não, para poder encontrar um caminho e verificar neste caminho que todos, inclusive “nós”, nascemos para sermos felizes. Com a ajuda nos damos conta de quem somos, das nossas qualidades, dos pontos a serem melhorados, aprendemos a nos querer bem e a querer mais de nós e da vida e aprendemos a fazer escolhas e estas de maneira mais adequada as nossas inspirações e desejos.        

Termino este artigo com uma poesia de Fernando Pessoa, para inspirá-los a serem felizes, pois este é o objetivo mais importante do ser humano.


Poesia da Felicidade:

“Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. 
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
 
Se achar que precisa voltar, volte!
 
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
 
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
 
Se perder um amor, não se perca!
 
Se o achar, segure-o!”





Beijos a todos, Fiquem bem.