Translate

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Este é um livro magnifico que quero compartilhar.
O Amor é o Caminho (Maneiras de Cuidar), escrito por Maria Júlia Paes da Silva (Possui graduação em Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (1979), assim como mestrado, doutorado e livre docência pela Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Atualmente é professor titular aposentada pela Universidade de São Paulo.). São histórias vividas pela autora, aprendizados do dia-a-dia no hospital. Amor, Carinho, Atenção e Respeito. 

“O Verbo cuidar deve transcender seu significado etimológico e representar muito mais do que, simplesmente, tocar ou fazer um curativo...Cuidar é,  na verdade, espargir amor, esbanjar carinho e felicidade a quem precisa”.  (disseres da autora). Vou compartilhar parte do livro, recortes de alguns capítulos para dar água na boca e adquiri-lo na integra. 


O Sonho:

O Sonho de Julia é humanizar hospitais e ela pergunta. Qual é o seu?

Fala da importância de sonhar grande, pois: 
         “Quem sonha pequeno promove pequenas transformações; quem sonha grande tem prazer na caminhada. O dia-a-dia deixa de ser rotina para se converter em experiência/pegadas em direção ao sonho maior. Ninguém diz que é fácil, mas persistimos porque temos fé no sonho e, como você sabe, quem tem fé ...voa”. 

Lidando com a Onipotência: 

Dividi conosco o desafio de se trabalhar com a morte. O quanto se leva tempo para entender que a função é cuidar. Ela diz:
 “Demorei muito a entender que a nossa função é cuidar. Eu morria de vontade de curar”.
           Fala da alta administração de medicações analgésicas para pacientes terminais, usadas talvez devido a ansiedade da equipe por ter que enfrentar  perguntas e olhares repletos de indagações. 

Desmascarando a Rotina:

         Descreve sobre como muitas vezes deixamos de prestar atenção as coisas simples da vida.
          Viu pacientes com enorme sorriso nos lábios quando deixavam a água correr  no corpo durante o banho, pois ficaram muito tempo na cama. 
          Pacientes  valorizarem a falta de dor na garganta ao tomar um copo de água, depois de deixarem a sonda gástrica.  Diz: 
         “As dificuldades continuam durante a vida. O que muda é a nossa relação com elas. Podemos enxergar melhor, crer numa sabedoria maior. Aprendemos a apreciar o presente e os presentes do dia-a-dia. Podemos adquirir a capacidade de transformar problemas em lições e lições em sabedoria”. 

Onde você descarrega:  

 “Onde você descarrega as tensões?...O Seu é um bom lugar para descarregar?”
   Conta de quando trabalhava em psiquiatria e um dos pacientes internado por surto psicótico a seguia pela unidade toda. Depois de uns dois ou três dias ele pergunta para ela. “Você é muito nervosa em casa?” Ela responde que não. Ele continua olhando e pergunta: “Então onde você descarrega?”

O Sentido do que se faz: Faça da sua vida uma obra de arte.

          Relata que quando é convidada para falar sobre relacionamento humano, gosta de mostrar o quadro de Gustav Klint (Teatro de Taormina), pois este quadro trás riquezas de detalhes: paredes de mármore trabalhadas com figuras de anjos e rostos, tapetes ricamente bordados, arbustos floridos. Parecia não ter pressa.   

Ponto Final: Lembre de seu Grande Sonho

“O Denominador comum de toda cura é Deus. E, sendo Deus e amor a mesma coisa, o denominador comum das curas é o amor”.
        Como você descreveria sua vida a partir do ponto de vista atual?
     Foi uma boa Vida?
      Qual foi a melhor coisa que você já fez?
      Se uma criança que você ama muito lhe pedisse para contar uma coisa importante que aprendeu com a vida, o que você lhe contaria?




Nenhum comentário: