Translate

terça-feira, 13 de julho de 2010

Vamos Recomeçar?



Em um relacionamento longo, esta inserido em sua maioria, a dedicação, o fazer de nossa rotina a rotina do outro, construir projetos de vida que inclui a pessoa amada, o compartilhar coisas boas e más de nossas vidas. E por estas implicações o término de tal relacionamento pode ser tão dolorido quanto a morte de alguém muito querido. Podemos viver o mesmo processo que em um luto. No inicio vivenciamos um entorpecimento, interrompido por explosões de raiva, sensações de que estamos sonhando, de que não é real, onde a mente entende, mas o coração não. Surgem o anseio do retorno daquele que se foi, do quem sabe podemos voltar ou pode me ligar e ficaremos bem. O processo é finalizado quando começamos a perceber a realidade do ocorrido, o saber que não há volta, sentimos raiva da pessoa que se foi, sentimos raiva de nós mesmos, nos sentimos deprimidos e só depois que tudo isso passa conseguimos dar continuidade em nossa vida, este processo como o processo do luto são apenas reações esperadas e cada um passara por este termino a sua maneira.

Muitas pessoas mesmo depois de passar por estas fases tem medo e se sentem inseguras em se envolver mais uma vez, em amar de novo.

O poeta Carlos Drumond escreveu sobre o recomeçar, assim separei alguns trechos deste lindo poema para quem sabe aliviar a dor e ajudar este recomeço.


“Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...é renovar as esperanças na vida e o mais importante...é
acreditar em você de novo..............Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...de encontrar prazer nas coisas simples de novo........Recomeçar...hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? ir alto...sonhe alto... queira o melhor do melhor... queira coisas boas para a vida... pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos... se pensamos pequeno...coisas pequenas teremos... E é hoje o dia da faxina mental...joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho de coisas tristes...fotos...peças de roupa, papel de bala...ingressos de cinema, bilhetes de viagens... e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados... jogue tudo fora... mas principalmente...esvazie seu coração... fique pronto para a vida... para um novo amor... Lembre-se somos apaixonáveis...somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes... afinal de contas...Nós somos o Amor"...

Nestes trechos Drumond diz da importância de voltar a acreditar em nós, quando chega ao fim uma relação a tendência é acreditar que fizemos algo errado ou que não fomos bons o suficiente, esquecemos nossas qualidades e esquecemos o mais importante, toda relação é feita de duas pessoas, as duas são responsáveis pela relação, as duas erraram e acertaram, fizeram tudo aquilo que podiam e sabiam. Acreditar de novo em nós implica em nos conhecer como indivíduos únicos, implica em redescobrir o que gostamos e como gostamos, assim como diz o poeta, é descobrir coisas novas, desafios novos. É hora de cuidar de nós, nos mimar, nos dar coisas que sem perceber deixamos de nos dar, redescobrir que pequenos prazeres, como banhos demorados, comer na cama, nos fazem felizes.

É tempo de jogar coisas velhas fora, coisas que já não fazem mais parte desta nova vida, de abrir espaço à novas descobertas, novos objetos, a novos ingressos e a novas roupas.

Quando se termina uma relação, devemos perceber se não estamos exagerando nas auto-cobranças, avaliação do que houve, claro que cada qual tem seu tempo, mas não podemos passar longo períodos nestas analises, pois quanto mais vivemos no passado, menos temos a oportunidade de viver o presente. Em nossa limpeza vale a pena incluir o coração, deixá-lo livre, quem sabe até puro novamente, pronto para vivermos um novo amor, para aprender uma nova forma de amar, assim como diz a poesia, somos capazes de amar muitas vezes.

Não tenham medo, os términos e partidas fazem parte do pacote da vida, e apesar das dores, nos fortalecemos e nos refazemos como seres humanos.

Para terminar deixo para que reflitam uma outra passagem de uma poesia de Drumond.
“Esquivando-nos também do sofrimento, perdemos também a felicidade.”

Beijos a todos, Fiquem bem.




7 comentários:

"Hamilton H. Kubo - Profundo Pensar" disse...

Bom, como pode ver não resisti esperar.
Vim até aqui pois estou em seus seguidores e logo vejo as atualizações.
Preciso dizer que cada palavra coube-me feito luva, sou do tipo que leva "tempo" para esquecer um amor.
Posso dizer ao decorrer desta vida tive sim dois amores, cada qual a sua maneira. Mas o problema esta justamente em tornar passado o que já é passado.
Adorei ler-te como já era de esperar.

Beijos e uma ótima semana.
Adianto para agradecer o post que me coube a cada palavra.

Chica disse...

Lindo e profundo texto!Recomeçar é uma atitude que faz sempre bem!beijos,tudo de bom,chica

Inespsico disse...

Boa noite Hamilton e Chica.

Fico feliz que tenham gostado e se identificado com o texto. Hamilton vc não é o único a ter dificuldades em deixar o passado no passado, quanto mais nos apegamos a aqueles que amamos, mais dificil é aceitar a perda, não necessitamos esquecer os bons momentos ou a pessoa, necessitamos sim continuar apesar da falta, nos reenventar, como bem colocou a Chica recomeçar é uma atitude que nos faz bem, e que faz parte do pacote vida, ja que a todo momento estamos passando por um processo de perda. Cada dia é um recomeço de algo.

Hamilton amanha com tranquilidade leio os textos que vc me enviou, sera um prazer.

Mais uma vez obrigada por estarem aqui.
Beijo grande a vcs e uma ótima semana

Suziley disse...

Bom dia, Ines querida:
Recomeçar é sempre preciso. É um exercício contínuo do movimento da vida. É aprendizagem que passamos para lidarmos com as nossas perdas. E assim devemos seguir. Gostei muito do seu texto. Parabéns! Uma ótima semana para você, um bom trabalho, beijos no seu coração ;)

Inespsico disse...

Obrigada Suzi pela vista. Fico feliz que tenha gostado do texto e assim como vc tb vejo o recomeçar como um exercicio continuo.

Beijo grande Ines

Pelos caminhos da vida. disse...

Recomeçar sempre que preciso for.

Obrigada pela sua visita.

beijooo.

Pelos caminhos da vida. disse...

Viva intensamente a aurora de cada dia.
Faça de cada momento um devaneio contínuo.
Torne-se mais e mais forte.
Sonhe...

E conquiste seus sonhos.
Acorde a cada amanhecer com a certeza de que tudo poderá acontecer.
Sorria...

E consiga todos os bens que o sorriso pode lhe dar.
Pois sempre que você sorrir uma estrela irá brilhar.
Supere-se...

Seja melhor do que você já é.
Conquiste superioridade a cada dia.
Faça tudo o que você quizer.
Brilhe...

E seja brilhante até nos passos em falso que a vida dá.
Tente, tente até conseguir o que quer.
Brilhe o máximo que você puder.
Ame...

Pois o amor é fundamental.
Tenha sempre alguém ao seu lado no caminho pois, como dizia o poeta:
-É impossível ser feliz sozinho!

(texto da net).

Uma linda semana pra voce!!!

beijooo.