Translate

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

ESTRESSE

Estresse é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas.

Dificuldades do dia-a-dia, doenças, desemprego, brigas, acidentes e perdas importantes. Muitas mudanças na vida, mesmo que para melhor, quando ocorrem muito juntas no tempo podem ter um efeito somatório de produzir estresse.

Uma das conseqüências do estresse além do desgaste emocional e físico é o desgaste nos relacionamentos Interpessoais tendo como resultado problemas no trabalho e na vida pessoal.
O ser humano é um sistema fechado. Não é possível se valorizar e tratar uma parte e deixar que as outras sofram descaso. Torna-se importante reduzir o stress em todas as áreas de atuação e tornar a interação entre o ambiente trabalho-família-lar mais saudável e mais facilitador da produtividade e do sucesso.
É necessário identificar os fatores organizacionais propensos a contribuir para o adoecimento da relação familiar a fim de evitar que o stress da família retorne impiedosamente para o ambiente de trabalho. Por outro lado, importante também é identificar fatores familiares que possam estar interferindo com o bom desempenho ocupacional.
Como controlar o stress?

Alimentação saudável: Deve ser rica em legumes, verduras e frutas. Evite gordura, chocolate,café, refrigerantes e sal.

Exercício físico: Consulte o seu médico antes de começar a se exercitar. caminhadas de 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana é um bom começo.

Relaxamento: Quando relaxamos, o nosso corpo e mente têm a chance de se livrarem das tensões acumuladas, de se prepararem para novos desafios. Todo ser humano precisa de pelo menos meia hora por dia para relaxar e se desligar dos problemas. Não há formula mágica para relaxarmos. Alguns gostam de música, outros de bate papo, outros de TV. O que importa é você se desligar dos problemas por alguns minutos.

Terapia: ajudando na busca de novas estratégias para soluções ou mudanças de comportamentos inadequados, causadores de estresse.

Nenhum comentário: